Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Criado: Quinta, 25 de Mai de 2017, 10h49 | Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2017, 10h49 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 11h56

O que é o CTEAD?

O Centro de Tecnologias em Educação a Distância será um Centro de Referência, ligado à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA. Ainda somos o Departamento de Educação a Distância, vinculado à Pró-reitoria de Ensino da instituição, mas estamos trabalhando para, em breve, consolidarmos a Educação a Distância no IFPA, com a criação definitiva do CTEAD!

Qual o objetivo do CTEAD?

Nosso objetivo é institucionalizar a Educação a Distância, levando a formação de nível técnico e superior de qualidade a todo o Estado e desenvolvendo pesquisas para a elaboração e o emprego de novas tecnologias a serem aplicadas nos processos de ensino-aprendizagem.

O que é Educação a Distância?

É uma modalidade de educação na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

O diploma ou certificado de um curso a distância tem a mesma validade de um de curso presencial?

Sim. Segundo a legislação brasileira – mais especificamente o Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005 – os diplomas e certificados de cursos e programas na modalidade a distância têm validade nacional, desde que sejam registrados e a certificação seja expedida por instituições credenciadas, tal qual ocorre com os cursos presenciais.

Os cursos ofertados pelo CTEAD são 100% a distância?

Não. De acordo com a legislação brasileira, para ter validade, os cursos técnicos e superiores ofertados no país necessitam desenvolver algumas atividades obrigatoriamente presenciais, como avaliações ou aulas especiais, por exemplo. Além disso, pela Instrução Normativa nº 003/2016-PROEN/IFPA, os campi do Instituto podem criar ou atualizar seus currículos de cursos presenciais incluindo até 20% de disciplinas a distância.

Quais são os cursos ofertados pelo CTEAD/IFPA?

Atualmente, o CTEAD, por meio da Rede e-Tec Brasil, está ofertando o curso subsequente de Técnico em Informática, bem como o curso técnico de Informática para Internet, de forma integrada ao Ensino Médio, pelo programa MedioTec (também ligado à Rede e-Tec).

Quantos e quais são os polos presenciais do CTEAD?

Com a atual oferta subsequente da Rede e-Tec Brasil/IFPA e integrada do MedioTec, o CTEAD envolve 14 polos: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Aveiro, Bragança, Breves, Cametá, Conceição do Araguaia, Paragominas, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Tucuruí. No entanto, há a possibilidade de alcançar muitos outros municípios e regiões do Estado, podendo, de acordo com a demanda, criar polos em todos os seus 18 campi, bem como em municípios adjacentes a esses.

Como posso ingressar?

Aguarde a abertura de editais para novas vagas em programas e cursos do CTEAD. Acompanhe sempre nossa página de processos seletivos.

Fim do conteúdo da página
-->